terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Carnaval

Bem, antes de postar, dei uma olhadinha em alguns sites para ver a história do Carnaval. Infelizmente me decepcionei com a sua origem obscura. Sem muitos detalhes, ele surgiu na Grécia, para fins de agradecimento aos deuses e depois foi modificado pelos gregos e romanos adicionando bebidas e práticas sexuais! Depois a situação foi amenizada pela igreja católica, que antes, abominava a festinha. 
Mas caramba! E eu achando que tinha algo cultural é útil nessa origem e fico de queixo caído quando leio isso! Parece que na Europa a situação mudou, pois começaram a aparecer os desfiles e fantasias.
Bem, a história é complexa e não vou me alongar. 

Quero expor aqui minha opinião:

O que vejo no Brasil, sinceramente me envergonha na maioria dos anos. Admito que é uma festa bonita, principalmente no Rio de Janeiro. 
Mas e a degradação com bebidas, sexo banalizado, mulheres praticamente (ou totalmente) nuas?
Jovens, até mesmo menores de idade, caindo de tão bêbados? Isso não é só revoltante como triste. 
Acho certo existir campanha para uso de camisinha sim, para alertar e informar os riscos. Mas por que o enfoque é tão multiplicado no Carnaval? Será que é a época de todo mundo praticar um ato tão íntimo como se fosse beber água, ou seja,  um ato super comum? No Carnaval pode tudo? Não, sinceramente não concordo. Com quanta vulgaridade o corpo feminino muitas vezes é mostrado gente! Não sou puritana, mas acho que é uma época em que a parte consciente do cérebro de muita gente simplesmente evapora. O feio de antes virou bonito agora?
Existem tantas formas de se divertir, sem estragar sua folia e a dos outros. 
Cadê a inocência das marchinhas, fantasias, brincadeiras que antigamente ainda encontrávamos e hoje temos que garimpar?
Eu sei, o mundo mudou. Mas tem que ser para a pior nesse sentido carnavalesco?
Precisamos ter discernimento, não só nessa época como em outras, todos os dias e horas. Pesar o que faz bem para a mente e o corpo e não deixar as influências tomarem conta da gente.
É só a minha opinião, e creio que algumas pessoas concordam comigo. Se for para viver essa festa alegre dessa forma feia, prefiro assistir o desfile em casa e ficar na minha. Vamos pensar?

2 comentários:

Priscilla disse...

Pois é, carnaval levo como período de descanso apesar de curtir um ou outro bloco de rua. Se não viajo, divido o tempo com as amigas pipocando em bloco.
Uma pena que muitos levem isso pro lado da putaria e façam a festa da carne. Por isso ainda escolho mto onde vou e com qm vou. O lado obscuro do carnaval é tão real, tão perto de nós que só nos resta escolher se queremos ou não conviver com aquilo.

Sou carnavalofóbica e prefiro dormir todos os dias, já que o resto do ano é que a folia canta!
bju

Lais disse...

Com quem?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...