quinta-feira, 7 de abril de 2011

Profissão?

Ok, eu admito. Sei muito bem que com meus 21 anos pareço uma adolescente que ainda não descobriu a profissão ideal. Mas sabe qual é meu maior problema? Eu gosto de tudo caramba! Ainda não consigo me imaginar exercendo uma profissão para sempre, talvez por isso não penso em fazer uma faculdade só. Agora a questão é por onde começar. Pesquiso e faço testes, e coincidem com meus gostos e resultados as áreas sociais e de comunicações. Só que são coisas que abrangem vários cursos né? Às vezes ''puxo'' para um lado, depois ''puxo'' para o outro...



Quando eu me formei no ensino médio com 17 anos, não tinha nem ao menos a vaga ideia da profissão que queria seguir, talvez se ingressasse na faculdade ficaria mais perdida do que satisfeita por ser universitária. Então, agora, com a vida mais estável e a cabeça mais serena, tenho tempo para escolher com calma. Achava que com 19, já seria muito velha para começar a graduação, estava frustrada e desanimada. Quanto engano dona Lais... nunca é tarde! Claro que o quanto antes é melhor, mas o importante é estar seguro(a) com a escolha, analisando vários aspectos como a afinidade com a profissão, vocação, remuneração, e afins. 
Antes de optar por algum curso, o ideal é pesquisar o mercado de trabalho de acordo com sua região, conhecer empresas na área de atuação para observar o ambiente e verificar se há realmente a identificação e fazer alguns testes vocacionais. É válido e ajuda bastante esse ''laboratório'' todo para dissipar as dúvidas do estudante ou futura universitária como eu!
Não estou longe da escolha, o negócio é por onde começar. É bom ter interesse por vários cursos, pois assim sei que posso e consigo seguir mais de uma profissão. Ruim é ter dúvidas e ainda ficar um pouco perdida.
Para quem fica muito tempo sem estudar é mais difícil, só que não significa que é impossível, certo? Este blog me ajuda bastante, descobri que possuo uma afinidade valiosa com as palavras. Só preciso estudar mais e aprimorar a maneira de escrever. 
Enfim... Comunicação é tudo hoje em dia, e lidar com pessoas é uma escola para mim, então certamente é nesse barco que eu vou. Aliás, dois barcos que podem se encontrar nesse ''mar'' imenso e cheio de possibilidades chamado PROFISSÃO! Espero que no meu caso, seja mais de uma, e que possa aliar essas duas paixões de maneira harmônica e realizadora.

2 comentários:

Priscilla disse...

Antes de mais nada vc deve saber o q vc nao gosta.
Curte numeros? Se da bem com calculos e regras? Ou prefere escrever? Ou lidar com pessoas? Ja pensou em algo na area da saude?
Assim vc vai filtrando..
bju

Aprendiz Legal disse...

Adorei a parte ''pareço uma adolecente'' , hahaha. ainda bem que você está ciente ;x

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...