quarta-feira, 6 de abril de 2011

Mais saúde por favor!

Não importa o que você tenha, é muito ruim ficar doente. Por mais que eu esteja acostumada com o ambiente hospitalar, trabalhando em um, não gosto nenhum pouco de virar paciente. Gosto menos ainda de ver pessoas passando mal, debilitadas, sem poder fazer nada para ajudar. 
Quando você vê alguém triste, logicamente a reação é amparar com um abraço, conselho, palavras amigas ou algo que aliviará um pouco a pessoa em questão. Agora quando você vê uma pessoa passando mal, se você não for médico (ou seja, a maioria de nós), o que fazer? Digo que é uma sensação horrível, de impotência. 
Quando preciso ficar no soro, tenho uma formigação no corpo que não sei explicar, olho para o lado e vejo pessoas piores do que eu, não posso ajudar... Ai que complicado. Tenho que agradecer a assistência que tenho, mas e quem não tem?
Meu Deus, como é possível tanto descaso? Como é possível tantos profissionais que se formam em medicina e não são humanos? Não entra na minha cabeça essa ideia descabida! Só de imaginar as situações caóticas em hospitais públicos, dá arrepio. Eu sei bem como é pois já passei e vi meus familiares passarem uns apertos graças ao Sistema Único de Saúde. Que sistema é esse que? De saúde que não é!
Fiquei horrorizada com uma reportagem no Globo Repórter sexta-feira passada. Só vendo para sentir. 
Eu, particularmente, sou muito sensível ao sofrimento, e quando vi nesse dia na TV um caso de uma menina com aparentemente 2 anos que faleceu por falta de estrutura, médico, assistência e todos essas carências, me perguntei: Que mundo é esse?
Como é triste ver e saber de tudo isso. Pior imaginar que é no país inteiro e saber que não são poucos que morrem ou que tem seus casos agravados por causa desse ''belo'' sistema que temos.
Sinceramente não sei qual é a solução, só desabafo aqui pois me revolto como tanta desumanidade junta.
Acredito que tudo tem um propósito no futuro, mas espero que as coisas não sejam tão sofridas, que pelo menos o básico as pessoas possam ter acesso. É isso mesmo, O BÁSICO! Até para obter o mais simples existem dificuldades e deficiências! 
Espero que Deus possa ajudar a cuidar de quem precisa e encaminhar do outro plano, profissionais humanos que pensem nas vidas em suas mãos. 
Eu ainda tenho fé!


Só amanhã? Tem que ser todo dia!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...