Há uns 3 anos atrás, eu vivia me questionando sobre certas coisas que via em redes sociais. Esse questionamento aumentou quando comecei a utilizar mais o Facebook. Por que a vida de ''fulano'' parece ser mais feliz que a minha? Por que aquela menina tá sempre linda e magra e eu não? Por que a vida das pessoas parece ser perfeita e a minha tem tantos problemas? Quanta enganação... Você talvez já deve ter se perguntado várias vezes essas mesmas coisas. Hoje eu descobri a resposta. Primeiramente, a vida do ''fulano'' não é mais feliz que a sua. Sabe por quê? Por que fulano tem problemas como os seus, sofre, sente, chora, ri, come, bebe, dorme, trabalha, estuda, etc...
Ah! Somos seres humanos sabia? Não é uma foto postada sorrindo ou rodeado de gente que vai dizer que sua vida é linda e maravilhosa. Conheço muita gente que parece ter a vida perfeita vista pela tela de um computador, mas não é bem assim na vida real. Eu mesma me exemplifico, pois quem abre meu perfil pode deduzir que saio muito, que visito vários lugares legais, que tô sorrindo 100% do tempo, que tudo é fofo, bonitinho e perfeitinho! Realmente, eu saio, mas não sempre, já fui em muitos lugares mas fico em casa também, e choro bastante!
Ou seja, sou uma pessoa normal, que vive mas que tem digamos, uma vida paralela ali que muita gente pode achar o máximo. Eu gosto de redes sociais, se não gostasse, não estaria em algumas, e nem aqui escrevendo minha opinião. Só temos que tomar cuidado com certas conclusões que chegamos tomando como base um status, uma foto, um compartilhamento... O álbum de um amigo não é a cópia fiel da vida dele. Se você olhar a cronologia das fotos, vai achar que a vida da pessoa é só aquilo, mas na realidade não é! Eu acordo, tomo café, tomo banho, trabalho, durmo e exerço as tarefas do dia a dia, e não é por que não posto essas coisas que tô deixando de viver.
Imagina se eu postasse minha cara inchada e os cabelos em pé quando acordo, ou quando estou pendurando roupa no varal, lavando a louça ou pior ainda, postasse o resultado da minha digestão (Olha, tem gente quase chegando nesse nível...)!
Eu admito que às vezes até exagero em algumas postagens, por excesso mesmo, mas a partir do momento que você toma essa consciência, já é um passo para melhorar. Quantas vezes me peguei meio deprimida, ''admirando'' a vida dos outros e me sentindo mal por achar que minha vida não era interessante. Mas o que você vê na rede é na grande maioria, uma falsa realidade.
Dá para conciliar o real do virtual, sabendo estabelecer limites e não achar que sua reputação depende daquilo. Hoje tá muito difícil fugir da vida virtual, admiro quem consiga, mas tudo que é demais, seja no real ou virtual, faz mal!
Eis a questão... |